Quem não adora um bom restauro? Este, sem dúvida, é um dos melhores que já fizemos.
O Adriano, ciclista assíduo, vive em França e andava à procura de uma bicicleta clássica para pedalar nas suas visitas a Braga. Depois de muita procura, encontrou numa feira de velharias uma bela, mas bastante desgastada, Phoenix Mentor. Sem encontrar uma oficina adequada em Paris para dar uma nova vida a esta icónica bicicleta holandesa, decidiu confiar o trabalho ao Bruno.
O Objetivo: Restaurar a Phoenix Mentor à Perfeição dos Anos 80
O desafio era claro: trazer a bicicleta de volta ao estado original em que saiu da fábrica na década de 1980. A ideia era recuperar o máximo possível das peças originais, mantendo o conforto e a segurança de uma bicicleta moderna.
Etapa Inicial: Desmontagem e Avaliação das Peças
Como em todos os restauros, o primeiro passo foi desmontar a bicicleta peça por peça e avaliar o estado real de cada componente. Felizmente, muitas das peças eram recuperáveis, o que nos permitiu meter mãos à obra.
O Coração da Bicicleta: Replicação dos Autocolantes Originais
Logo de início, enfrentámos o primeiro desafio: a complexidade e a cor do conjunto de autocolantes. Produzidos na década de 80 através de serigrafia, estes autocolantes (em específico nas palavras “Phoenix”) apresentavam cores difíceis de replicar com as tecnologias das gráficas modernas.
Para garantir uma reprodução fiel, fotografámos cada autocolante de vários ângulos, medimos com precisão e replicámos o design com o máximo detalhe. Quanto à dificuldade das cores, resolvemos o problema utilizando uma técnica de duas camadas: autocolante transparente por baixo e vinil branco por cima. Assim, conseguimos igualar as cores aos tons originais.
Recondicionamento dos Componentes Cromados e Substituição dos Consumíveis
Com o quadro enviado para lacagem, focámo-nos nos componentes cromados. Todas as peças, incluindo os parafusos originais, foram separadas e enviadas para recromagem.
Os consumíveis, por outro lado, precisaram de ser substituídos para garantir segurança e conforto. Aqui, o Adriano fez duas exigências: os pneus tinham de ser os Schwalbe Road Cruiser 700x37c e para selim o elegante Brooks Flyer Imperial Carved. Os restantes componentes (corrente, raios, cabos, espirais, pedais e punhos) ficaram à nossa responsabilidade.
O Desafio Final: Resolver o Problema do Cubo Traseiro
Quando estávamos quase na reta final, a bicicleta tinha uma surpresa para nós: os calços de tambor do cubo traseiro estavam partidos. Após contacto com a Sturmey-Archer, fomos informados de que estes calços já não eram fabricados. Depois de uma longa pesquisa, decidimos adaptar os calços dos novos cubos Sturmey RXL-RD5, que serviram perfeitamente com algumas modificações. Problema resolvido!
O Resultado: Uma Phoenix Mentor clássica com uma alma nova
O resultado foi exatamente o que o Adriano queria: uma bicicleta clássica, com a estética original dos anos 80, mas com melhorias invisíveis como os raios em aço inoxidável, pneus de alta qualidade e um selim bem mais ergonómico. Um restauro que preservou o charme e a autenticidade da bicicleta, mas com o conforto e segurança que uma bicicleta moderna exige.