Literalmente, esta Altis tornou-se a bicicleta mais brilhante da nossa loja. E não nos referimos apenas a pintura!
O antes e o depois deste trabalho mostra diferenças gigantes! A ideia foi pegar numa bicicleta clássica do ciclismo português e melhorá-la, tendo em conta os padrões do nosso quotidiano e as preferências que gerem a nossa casa.
Recebemos uma bicicleta abandonada e em clara carência de atenção e cuidado. Quando dizemos abandonada, dizemo-lo sem rodeios: esta beldade, a transbordar potencial, chegou as nossas mãos porque ninguém a queria. Mas, aquela que era uma candidata ao contentor, transformou-se numa oportunidade de customizar e ressuscitar uma Altis.
Sem mais demoras, deixamos uma galeria com o antes e o depois:
Primeiro o antes:










Claro que não podia faltar um videozinho da desmontagem:
Agora o depois:










As fotos comprovam que este não foi um projeto purista, mas sim a nossa visão do que podem ser as Altis no nosso quotidiano. Nunca foi nossa intenção abrir limitações mecânicas que nos obrigassem a utilizar componentes da época. Portanto, vamos ao que interessa e comecemos a explorar o esqueleto desta bicla.
Velocidades:
Se antes tínhamos uma Single Speed, hoje temos uma bicicleta capacitada de 3 velocidades de cubo (Sturmey Archer). Achamos que esta bicicleta merecia uma ajuda, para a tornar mais flexível nas ruas de Bracara Augusta.
Travões:
Semi mantivemos o original. Ou seja, mantivemos o travão de pinça frontal (atualizando-o para algo mais moderno – Pinça de pivot duplo) e escolhemos um travão de contra pedal, para a retaguarda. Menos um cabo, menos uma manete.
Pintura:
“Esquecemos” o amarelo original e oferecemos ainda mais brilho a esta beldade. Refeita para brilhar, como dissemos anteriormente. Mesmo o lettering da Altis foi atualizado, sem nunca esquecer a inclusão da tão famosa chapa de testa.
Selim e fita de guiador:
Era necessário conjugar cores e, mais importante, colocar material moderno, a lembrar o passado. Encontramos um selim castanho que assentou que nem uma luva e uma fita da Bike Ribbon Eolo Soft, que parece que foi feita para contracenar com aquele selim.
Guiador:
Adoramos drop bars. E meio caminho andado para a bicicleta ter o estilo que mais nos atrai. Mas quisemos algo diferente, talvez não tão comum no que se vê por aí. Os nossos amigos italianos da BRN tinham este Bull disponível e não pensamos mais nisso.
Aros e pneus:
Bem… Não nos parece necessário falar muito dos aros. As imagens falam por si. Digamos apenas que foram substituídos por uns 700c de parede dupla. Já os pneus, escolhemos algo parecidos com os originais, em termos de looks e design. Ficou com uns 700x28c Michelin Dynamic Classic.
Aquando a finalização deste artigo (que demorou mais do que era esperado), esta bicicleta já rola por Braga com o seu novo ciclista: o José. Ainda assim, deixamos aqui a ligação a página do nosso site, onde temos mais características deste trabalho: Altis Gold!