Esta é a história de um quadro de uma BH, que chegou às nossas mãos quase que “fruto do acaso”.
Como quase todos os quadros que nos chegam, estava num estado bastante lastimável. Música para os nossos ouvidos, já que isso é abrir portas ao nosso lado criativo.
Gostamos de bicicletas vermelhas – são um clássico. E cada vez se vê menos. Novamente, música para os nossos ouvidos. Regressos ao passado é aquilo que gostamos de fazer e se puder ser para fazer algo que cada vez se vê, melhor. O Bruno, que já dispensa apresentações por estes lados, tratou de decapar esta beldade e dar-lhe cor – este vermelho vivo e brilhante que se vê na foto. Os autocolantes também foram replicados na Go By Bike, e renasceu a base desta BH Triathlon.
O título deste artigo afirma que este é, provavelmente, o nosso melhor trabalho de oficina, no que diz respeito a personalizações “totais” de uma bicicleta. O quadro merecia este nosso esforço – um belíssimo frame de aço Columbus Tretubi Aelle, de 1988.
Com o quadro pintado e com os autocolantes replicados, começou o trabalho de equipar esta bicicleta, conforme ela merecia. Partimos, então, de Espanha (de onde originou este quadro) para Vicenza, Itália. Campagnolo é a palavra chave e procuramos encontrar componentes clássicos, que se enquadrassem na perfeição. Desde a pedaleira, aos desviadores.
Com a transmissão concluída e estando satisfeitos com o resultado, passamos para os travões. A barra estava alta, a expectativa ainda mais e isso levou-nos a procurar material idêntico aos referidos no parágrafo anterior. Portanto, voltamos a procurar ajuda em Itália, novamente em Vicenza e mais uma vez na Campagnolo.
Não regressamos à base sem escolher os cubos, que não tendo nada a ver com o assunto da travagem, também são Campagnolo e merecem o mesmo destaque.
No que diz respeito às manetes, mudamos de país e até de continente. Rumo ao Japão, à província de Osaka, para trazer para Braga estas belíssimas manetes da Dia Compe.
Decidimos combinar o brilho do quadro vermelho, com acessórios brancos. Isso levou-nos a esta futa de guiador de cortiça – uma Bike Ribbon Cork Plus. Na mesma tonalidade, recorremos à Charge para selecionar aquele selim, o Bucket.
Com a mesma lógica em mente, surgiram estes pneus – Michelin Dynamic Sport White 700x25c. Condizentes com o estilo desta bicicleta, também tinham o branco, na faixa lateral.
Os últimos pózinhos de magia que foram aplicados nesta bicicleta e que também merecem a sua fatia de destaque são os pedais da Origin8 com encaixe Velo Orange, duas marcas habituadas a serem escolha nos nossos projetos. O guiador é um 3T Forma SL Ergopwer.
Em suma, é esta a nosso explicação para a forte afirmação do título. Esta BH é, provavelmente (e só até à data) o nosso melhor trabalho de personalização, que é como quem diz, de fazer renascer uma bicicleta.
Caso tenha ficado o bichinho e queiram saber ainda mais sobre este projeto, carreguem aqui!