Vamos começar um texto sobre a primeira Nómada a dizer que a sexta e a sétima estão prontas e à venda? Porque não? A Nómada #6, Alley Green e a Nómada #7, Golden Girl estão à venda na tua loja de bicicletas preferida. Também podes clickar nos nomes acima e ver no nosso site!
Agora sim, a ORIGEM. Sempre quisemos o nosso segmento próprio – o nosso canvas de onde sairiam as mais maravilhosas pinturas e as obras que tínhamos na nossa cabeça. Nasceu a Nómada #1, uma single speed que entretanto fez vida em Lisboa. O obstetra desta bicicleta foi o Bruno, que dispensa apresentações por estes lados.
O mecânico cá da casa pensou em tudo. Delineou a montagem, escolheu as peças, selecionou os componentes, correu dezenas (talvez centenas) de RALS à procura da cor perfeita, et voilá… uns tempos depois, nasceu esta bicicleta, que homenageia a cor cobre e a simplicidade de uma custom single speed.

Vamos a detalhes e especificidades: o quadro e a forqueta eram de aço, material que tanto gostamos de trabalhar. Os travões escolhidos foram uns Radius, de pinça de pivot duplo, que conjugaram com umas manetes da Brick Lane Bikes, BLB 25,4 mm. Na frente desta bicicleta também podias encontrar um guiador Satori Fixter 25,4mm, 400mm de largura, um avanço da Uno 25,4mm, 1″ e, claro, uma fita de guiador da Bike Ribbon Professional.


Vamos descer um pouco, em direção à transmissão. Sendo uma bicicleta single speed, é evidente que só tinha 1v. Escolhemos um pinhão de 16 dentes, que refletia a experiência que queríamos proporcionar com esta bike. A pedaleira era uma Miranda, de 38 dentes. Já a corrente é uma KMC B1 112l, marca que certamente reconheces.


Chegamos às rodas, que pela imagem acima facilmente identificar os pneus – Hutchinson Nitro 700x23c. Fininhos e ágeis, como queres numa bicicleta destas. Estes meninos estão montados nuns aros 700c, de perfil fundo e cubo New Join 36f flip-flop. Fechamos esta menina com o detalhe do espigão de selim, onde encontras um Gusset 25,4mm e um selim Velo Black.


Para ver mais destes trabalhos em tempo real, o ideal será seguir a Go By Bike nas redes sociais, onde tentamos publicar “quase” diariamente. Seja no velhinho Facebook, no Instagram, no TikTok ou no Youtube, há sempre novidades sobre a nossa loja.
As Nómada são bicicletas feitas pelos Go By Bike, na Go By Bike. Criamos este segmento para distinguir as nossas custom bikes. A escolha do nome homenageia as bicicletas, já que qualquer bicicleta quer ser nómada. Não estão limitadas a um estilo, podendo ser aquilo que tiverem que ser. Depois de uma singlespeed, uma estradeira, uma citadina, uma bicicleta de criança e uma mini velo, quem sabe o que será a próxima? Uma dobrável? Uma tandem? Uma mountain bike? Nem nós sabemos…

